Os 40 anos do restauro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida serão solenemente comemorados no próximo dia 19. As celebrações, que acontecem desde o mês de maio, vão se encerrar com duas missas: uma em São Paulo e outra em Aparecida. No intervalo delas, uma carreata vai levar a Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida da capital paulista ao maior templo mariano do mundo, realizando o mesmo trajeto feito há quatro décadas pela Via Dutra. Na época, o cortejo trouxe a Padroeira de volta para sua Casa após o atendando sofrido em maio de 1978.

 

A programação do dia começa cedo, às 7h30, com uma missa na Catedral da Sé, em São Paulo. A celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Odilo Pedro Scherer e recordará os 33 dias em que a Imagem da Padroeira do Brasil foi restaurada no Museu de arte de São Paulo (MASP).

 

Logo após, por volta das 8h45, terá início a carreata com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora até o Santuário Nacional. O comboio será composto por dez carros oficiais, que seguirão pelas ruas da capital até a Via Dutra. A frota percorrerá a principal rodovia do país por 175 quilômetros até a entrada da Avenida Itaguaçu, por onde ingressará em Aparecida.

 

A Imagem deve ser recebida no Santuário Nacional por volta das 13h. O cortejo desfilará pelo pátio do maior templo mariano do mundo com direção a Tribuna Papa Bento XVI, onde acontecerá a acolhida oficial. O momento contará com a presença de autoridades civis e religiosas.

 

Já no interior da Basílica, a missa solene de encerramento das comemorações será às 14h.  Além dos peregrinos, a restauradora da Imagem, Maria Helena Chartuni estará presente na missa. Na celebração, que também recorda o dogma católico da Assunção da Mãe de Jesus, o Coral Arquidiocesano executará músicas marianas populares.

 

texto: Por Victor Hugo Barros

Foto: CDM - Santuário Nacional