No dia 27 de novembro, recebemos a notícia do Reitor do Seminário, Pe. José Gerardo, que nós, seminaristas Douglas Henrique dos Santos Leite, Fabiano de Almeida Castro e eu, Thiago Henrique da Silva Guimarães de Freitas, após concluirmos os estudos teológicos na Faculdade Dehoniana, embarcaríamos em missão para o norte do país no início deste ano.

 

Assim, no dia 02 de janeiro, embarcamos para a diocese de Santarém-PA, onde nos próximos 6 meses, exerceremos nossos trabalhos pastorais, no estágio missionário proposto pela formação.

 

Ainda neste mês de janeiro, estaremos juntos na sede da diocese, onde o clero local se reúne para um período formativo. Após este período, cada um de nós viajará para a paróquia que exercerá seus trabalhos: Douglas ficará na cidade de Monte Alegre, na Paróquia Cristo Rei e Área Pastoral Divina Misericórdia, são três os sacerdotes nesta paróquia, que conta num total de 70 comunidades. Fabiano trabalhará na cidade de Belterra, Paróquia Santo Antônio de Pádua, que tem um sacerdote e 16 comunidades, algumas delas em reservas indígenas. Thiago exercerá seu estágio na cidade de Lago Grande, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, que conta com dois sacerdotes e 63 comunidades.

 

Mensalmente retornaremos à Santarém, para uma semana de formação com o bispo local, Dom Flávio Giovenale. Temos nosso retorno para a Arquidiocese de Aparecida marcado para o dia 31 de julho do corrente ano!

 

Após o período missionário, teremos um tempo de descanso, junto as nossas famílias, para que posteriormente possamos ser designados para uma de nossas paróquias da Arquidiocese, para exercemos a etapa administrativa, no auxílio mais direto aos nossos padres.

 

Pedimos as orações de toda comunidade arquidiocesana por nós, especialmente neste período em que estaremos exercendo estas atividades pastorais. Continuemos unidos em oração e até breve!

 

Que Cristo seja nossa força e Santo Antônio e Nossa Senhora de Nazaré nossos intercessores nesta etapa formativa!

 

Thiago Henrique da Silva Guimarães de Freitas

Ano Pastoral