O início das comemorações litúrgicas pelos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida terá início em 8 de setembro. Os devotos estão convidados a se encontrar às 18h30 em frente ao Colégio Millenium, em Aparecida, local em que se acredita ser o local onde era a casa dos pescadores que acolheram a Imagem das águas.

 

A partir daí, uma procissão seguirá pelas ruas da cidade até a Matriz Basílica, onde, às 20h, terá início uma vigília. O momento, de oração, silêncio e reflexão fará memória toda história da padroeira do Brasil.

 

O tema da novena e festa da Padroeira será Senhora Aparecida: 300 anos de bênçãos e de graças! Neste ano, devido ao tricentenário, a novena terá início no dia 1º de outubro, sempre às 15h e 19h. No dia 10 de outubro começa o tríduo em preparação a festa, com programação específica. A missa solene, no dia 12 de outubro, será às 9h30. Todos os eventos terão transmissão da Rede Aparecida de Comunicação.

 

Corrida – A Corrida dos 300 Anos acontece no dia 16 de setembro e deve reunir cerca 2 mil participantes. Os trajetos de diferentes quilometragens terão início às 20h, com largada e chegada na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, no Pátio das Palmeiras, no Santuário Nacional.

 

Além da corrida de 4k e 8 km, haverá caminhada de 4 km. As inscrições já foram encerradas. Todos os inscritos receberam um kit composto por um chip de cronometragem, camiseta, sacola e squeeze de 800 ml.