Pastoral é toda a ação da Igreja, fundamentada na ação de Jesus, com vista à implantação do Reino de Deus. A palavra pastoral tem sua raiz em outra palavra que nos é muito familiar: pastor.

A pastoral exercida pela igreja tem como finalidade concretizar a mensagem da Boa Nova, seja nas estruturas sociais, seja no testemunho diário e constante, pelo qual somos chamados a ser: “Sal  e Luz do mundo”.

A pastoral consiste em atualizar para o nosso tempo as atitudes de Jesus como bom pastor. A boa organização pastoral é fundamental para a vivência comunitária, o aprofundamento e a perseverança na fé. Os organismos vivos da organização Pastoral devem ser voltados para as exigências da Ação Evangelizadora: serviço, diálogo, anúncio e testemunho.

Diferença entre pastoral e movimentos: Os movimentos nascem e se formam num contexto externo à igreja local. Estão mais ligados à vida pessoal das pessoas, visando a espiritualidade e a vivência de certos aspectos da fé.
Todos os membros das pastorais são voluntários. E não é preciso ser católico para participar já que as pastorais são ecumênicas.

CAP - Na Arquidiocese de Aparecida foi criado em junho de 1987 o CAP – Centro Arquidiocesano de Pastoral, logo após a realização da 1 ª Assembleia Arquidiocesana em outubro de 1986.

O CAP é um órgão destinado a coordenadoria geral das pastorais. Ele apoia e faz a ligação entre o Bispo, Clero, pastorais e movimentos.  Ele cuida também da implantação de novas pastorais e ministra cursos, encontros e retiros para quem trabalha.

O CAP mantém a comunicação com a CNBB e com o Regional Sul 1. É o responsável pela distribuição dos matérias enviados para as paróquias da Arquidiocese.
O Padre André Gustavo de Souza é o coordenador de Pastoral.

Conheça as pastorais da Arquidiocese de Aparecida:
1 Campanha da Fraternidade
2 Comissão para a Liturgia
3 Comissão para Ação Missionária e Cooperação Inter-eclesial
4 Comissão para Animação Bíblico-Catequética
5 Comissão para o Serviço da Caridade Justiça e Paz
6 CRB – Núcleo Aparecida
7 Infância Missionária
8 Iniciação Cristã
9 Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão
10 Pastoral Carcerária
11 Pastoral da Criança
12 Pastoral da Juventude
13 Pastoral da Pessoa Idosa
14 Pastoral da Saúde
15 Pastoral do Dízimo
16 Pastoral Familiar
17 Pastoral Fé e Política
18 Pastoral Presbiteral
19 Pastoral Universitária
20 Pastoral Vocacional
21 Sociedade São Vicente de Paulo – Conselho Central de Aparecida