Dentro das comemorações dos seus 60 anos, a Arquidiocese de Aparecida promove um curso para os cristãos fiéis leigos e leigas das paróquias sobre identidade, espiritualidade e missão.

 

O objetivo será colaborar com a formação dos leigos e leigas da arquidiocese, aprofundando o conhecimento sobre sua identidade, espiritualidade e missão, para que, como sujeitos eclesiais, atuem como sal da terra e luz do mundo.

 

Os encontros de formação acontecerão todas as terceiras quartas-feiras, de fevereiro a novembro, das 20h às 21h30, no Centro Arquidiocesano de Pastoral. O primeiro encontro será no dia 21 de fevereiro.

 

Serão aprofundados à luz do Magistério (sobretudo, o Concílio Vaticano II e a Exortação Christifideles Laici, mas também, a Exortação Evangelii Gaudium e o Documento 105: Cristãos Leigos e leigas na Igreja e na Sociedade) os seguintes aspectos que caracterizam a teologia do laicato: identidade, espiritualidade e missão. Serão desenvolvidas as temáticas divididas em três módulos ao longo do ano, através de encontros dinâmicos e reflexivos.

 

“A formação, como educação permanente da fé, é um direito dos leigos e um dever da Igreja, para que eles possam assumir plenamente a responsabilidade de sujeitos eclesiais, “chamados para crescer, amadurecer continuamente, e, dar cada vez mais fruto, tal como a imagem evangélica da videira e dos ramos” (Jo 15,5)” – Exortação Apostólica Christifideles Laici (ChL 57).