Prédio do Bom Jesus em Aparecida

A Arquidiocese de Aparecida


Criada pela Bula "Sacrorum Antistitum", de 19 de abril de 1958, a Arquidiocese de Aparecida é formada por apenas 5 municípios – Aparecida, Guaratinguetá, Lagoinha, Roseira e Potim. Com a superfície de 1.303 km2, tem uma população de 190.449 habitantes (IBGE 2013).

Suas duas foranias, com 18 paróquias e uma capelania militar. O clero secular é formado por 24 presbíteros e 2 diáconos permanentes. Segundo o Ceris (Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais) estão na Arquidiocese 118 religiosos e 169 mulheres consagradas, dedicados eles e elas ao cumprimento das missões próprias de seus respectivos carismas. Centenas de leigos e leigas dedicam-se às pastorais, ministérios, serviços e obras sociais.

Tem esta Arquidiocese o privilégio de abrigar o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, acolhendo em torno de 12 milhões de romeiros anualmente.

É objetivo geral da Igreja de Deus que está em Aparecida "Evangelizar, proclamando com ardor a Boa Nova de Jesus Cristo, por meio do Serviço, Diálogo, Anúncio e Testemunho de Comunhão,formando o Povo de Deus, renovado pela unção do Espírito Santo, a exemplo dos primeiros cristãos,buscando ser hoje a Igreja de Jesus Cristo,que vai ao encontro do próximo, sobretudo dos que estão distanciados da comunidade eclesial, vivendo, com renovada esperança, a caminho do Reino definitivo e tendo em Nossa Senhora Aparecida, Padroeira da Arquidiocese, a certeza de sua contínua presença animadora e fortalecedora da esperança no coração do Povo de Deus que se encontra na Arquidiocese de Aparecida".